quinta-feira, 12 de abril de 2012

Arbitragem de Basquete

Arbitragem:
O árbitro, no Brasil também chamado de juiz é o individuo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou esporte ao qual estão submetidos e intervir sempre necessário,no caso quando uma regra é violada ou algo comum ocorre.
 Geralmente os árbitros são designado-nomeados pelas organizações ou associações  
responsáveis pelas diferentes modalidades esportiva.O árbitro pode permanecer dentro campo de jogo(ex:futebol e boxe)ou fora dele(ex:futsal, vôlei e basquete).
 No basquete internacional,o árbitro é a autoridade oficial no jogo,e é assistido por um ou dois árbitros. 
 Na NBA existe o árbitro oficial que lidera uma equipe de fiscais e mais dois árbitro de quadra.Todos os envolvidos tem as mesmas autoridades e conhecimentos das regras e coletivamente formam a equipe oficial responsáveis pelo jogo.  

Quadra de Jogo e Súmula.

A Quadra de Basquete deve ser retangular, plana, sólida e livre de obstáculos.

De acordo com as novas regras da FIBA, seu comprimento deve ser de 28m e a largura de 15, sendo que as linhas limítrofes não fazem parte da quadra de jogo. Estas dimensões são obrigatórias para campeonatos internacionais, para as outras competições, a entidade responsável poderá autorizar jogos em quadras com a medida antiga, de 26m por 14.

Todas as linhas da quadra deverão possuir 5 cm de largura e todas de uma mesma cor, preferencialmente branca.

Paralelo às linhas de fundo, exatamente no centro da quadra, deverá ser traçada a linha central. A partir de seu centro deverá ser desenhado um círculo de 1,80m de raio. O círculo pode ser de cor diferente da quadra, porém, se pintado, deve ser da mesma cor dos “garrafões”.

Para e delimitar a zona de cesta de três pontos deve-se fazer o seguinte: Traçar uma linha imaginária, partindo do ponto central do aro e paralela a linha de fundo, de 6,25m para cada lado. Perpendicularmente a linha de fundo, deve-se traçar uma linha reta até a distância desta linha imaginária. A partir daí a linha de três pontos deve ser equidistante ao centro do aro, a uma distância de 6,25m.

Para desenhar o “garrafão”, deve-se fazer o seguinte: Achar o ponto médio da linha final, marcar 3m para cada lado. Traçar uma linha imaginária, a partir do ponto médio, até uma distância de 5,8m, este será o ponto central da linha de lance livre, que deve ter 3,6m de comprimento, deve-se ligar as bordas da linha de lance livre até os pontos a 3m do centro da linha final com uma linha diagonal. A circunferência ao redor da linha de lance livre tem 1,8m de raio, e a parte no interior do garrafão deve ser pontilhada.

A Tabela
A tabela deve ser construída em peça única e ser, preferencialmente, transparente, feita de vidro temperado. Caso não seja transparente, deve ser pintada de branco.
As linhas deverão ter 5 cm e devem ser pintadas de branco, caso a tabela seja transparente; ou de preto, nos outros casos; e devem ter as medidas indicadas acima.
Elas devem estar colocadas a 1,20m de distância da linha final e a 2,9m de altura.

O Aro.
Os aros deverão ser constituídos de ferro sólido, com diâmetro interior de 45 cm, pintados na cor laranja. O metal dos aros será de 20 mm de diâmetro, com a adição de pequenos ganchos, na parte inferior, ou outro dispositivo semelhante, para fixar a rede. As redes deverão ficar solidamente fixadas às tabelas, num plano horizontal, na altura de 3, 05 do piso e equidistante das bordas verticais da tabela. O ponto mais próximo da borda interior dos aros deverá estar a 15 cm da superfície da tabela.









Súmula:


Sinais do árbitro de basquete