quarta-feira, 24 de agosto de 2011

      O QUE É PERMITIDO AOS JOGADORES:


1- É vedado ao jogador o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro como perigoso ou nocivo à prática do desporto. O árbitro exigirá a remoção de qualquer objeto que, a seu critério, possa molestar ou causar dano ao adversário ou a si próprio. Não poderão usar piercing ou brincos, pulseiras, cordões, colares, anéis etc... Será permitido somente o uso de aliança. Não sendo obedecido em sua determinação, ordenará a expulsão do mesmo.

2- O equipamento dos jogadores compõe-se de camisa de manga curta ou manga comprida; calção curto; meias de cano longo; caneleiras; tênis confeccionados com lona, pelica ou couro macio, com solado e revestimento lateral de borracha ou material similar; ficando terminantemente proibido o uso de camisa sem manga e de sapatos com solado de couro ou pneu, ou que contenham travas. As caneleiras deverão estar completamente cobertas pelas meias e devem ser confeccionadas em material apropriado que ofereça proteção ao jogador (borracha, plástico, poliuretano ou material similar). O capitão da equipe deverá usar uma braçadeira em um dos braços para identificá-lo. Os jogadores poderão usar tornozeleiras de qualquer cor, por dentro ou por fora das meias.
Nas costas e na frente das respectivas camisas, obrigatoriamente, será colocada numeração de 1 (um) a 99 (noventa e nove), sendo vedada a repetição de números na mesma equipe. Os números das costas terão o tamanho de 15 (quinze) a 20 (vinte) centímetros de altura e os números de frente terão o tamanho de 8 (oito) a 10 (dez) centímetros de altura. É igualmente obrigatória a diferenciação entre a cor do número e cor da camisa, visando assegurar a identificação pelo árbitro e pelo público. Nos jogos internacionais os números devem ser de 1 (um) a 15 (quinze) nas camisas e nos calções.

3-O goleiro usará uniforme com camisa de cor diferente dos jogadores de linha de ambas as equipes e árbitros, sendo-lhe permitido, com exclusividade, para fins de proteção, o uso de calça de agasalho.

4- O jogador que apresentar na quadra de jogo utilizando sob seu calção, o short térmico, somente poderá utilizá-lo se for da mesma cor predominante no calção.

5- O jogador que não se apresentar devidamente equipado, camisa por dentro do calção, meias levantadas, desatendendo às exigências desta regra, será retirado da quadra de jogo, temporariamente, somente podendo retornar à disputa da partida com a autorização do árbitro e no momento em que a bola estiver fora do jogo e uma vez verificada a regularidade do equipamento. O jogador que tiver de deixar a quadra de jogo para corrigir o seu equipamento deverá fazê-lo pela zona de substituição correspondente à sua equipe.

6- Os jogadores não podem mostrar camisetas interiores com lemas ou publicidade. Os organizadores da competição devem sancionar o jogador e a arbitragem punir com cartão amarelo.

7- Os jogadores podem usar proteção durante os jogos para evitar lesões, como tornozeleiras, cocheiras, máscaras faciais,
etc... Desde que não sejam perigosas para si e adversários.
8- Os goleiros poderão usar calças de abrigo sem zíper para a sua proteção e as camisas dos jogadores devem ter mangas.

9- As camisas dos goleiros de uma equipe podem ser da mesma cor das camisas dos goleiros adversários, o importante é que sejam de cores diferentes das camisas dos jogadores das duas equipes. 

10-  Não será permitido o uso de camisas vazadas ou numerações feitas com esparadrapos ou qualquer outro tipo de fita adesiva. 


           O QUE É PERMITIDO AO GOLEIRO:
Ao goleiro é permitido sair da área, desde que ele receba a bola fora da área e a conduza com os pés;
a bola lançada pelo goleiro com as mãos não poderá atravessar o meio da quadra antes de tocar no solo ou em algum jogador; caso isso ocorra, será anotado tiro livre indireto para a equipe adversária.
Goleiro é um atleta presente em alguns desportos coletivos, como futebol, futsal, handebol. A sua função é evitar o gol, evitando que o clube adversário marque pontos. Justamente por ser a sua função diferente da dos demais jogadores, é protegido por regras específicas. Enquanto os demais jogadores são proibidos, na maioria dos desportos, de utilizar alguma(s) parte(s) do corpo, este pode utilizar de qualquer parte do corpo para evitar que o clube adversário atinja o gol. Mas essa permissão é restrita a uma área delimitada em torno da trave.
O goleiro no futsal obedece regras diferentes dos outros jogadores. O seu objetivo é impedir que a bola entre no gol da sua equipe. Para isso, podem usar qualquer parte do corpo, inclusive as mãos (o que é proibido aos outros jogadores), mas este uso é restrito a uma área marcada em torno da baliza, e tem um tempo específico para segurar a bola nas mãos de 4 segundos.
Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde goleiro pôs a mão na bola.
O goleiro, em geral, submete-se a um treinamento mais intenso do que o dos outros jogadores - e com um treinador específico -, pois precisa ter muito mais atenção, rapidez e elasticidade que os demais, embora muitas vezes careça de outros dotes. Em suma, é um atleta normalmente com características muito distintas dos restantes no seio da equipe.


                    A SUBSTITUIÇÃO
1- A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo de 5 (cinco) jogadores, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.

2- É vedado o início de uma partida sem que as equipes contem com um mínimo de 5 (cinco) jogadores, nem será permitido sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 3 (três) jogadores na quadra de jogo.

3- O número máximo de jogadores reservas para substituições é de 7 (sete).

4- Será permitido um número indeterminado de substituições a qualquer tempo do jogo. A substituição realiza-se quando a bola estiver em jogo ou fora de jogo, subordinando-se às seguintes condições:

a) O jogador que sai da quadra de jogo, deverá fazê-lo pela linha lateral, nos 5 (cinco) metros correspondentes ao lado onde se encontra seu banco de reservas, e no setor chamado zona de substituição.

b) O jogador que entra na quadra de jogo deverá fazê-lo pela mesma linha da zona de substituição, devendo aguardar em pé, também nos 5 (cinco) metros correspondente ao lado onde se encontra seu banco de reservas, mas nunca antes de o jogador substituído transpor completamente a linha lateral.

c) A partida não poderá ser interrompida para a substituição de jogador, salvo em caso de contusão grave por ele sofrida, comprovada pelo árbitro e confirmada pelo médico ou fisioterapeuta, ou na ausência deste, pelo massagista ou atendente.

d) Qualquer jogador substituto está submetido à autoridade e jurisdição dos árbitros, seja ou não chamado a participar da partida.

e) O jogador só poderá executar o tiro lateral e de canto, após ter entrado na quadra pela zona de substituição.

f) A substituição completa-se quando o substituído deixa totalmente a quadra de jogo, pela zona de substituição, e o substituto entra totalmente na quadra de jogo, pela mesma zona.

g) Se um jogador do banco de reservas entrar na quadra de jogo e impedir ou tentar impedir um gol, este deve ser penalizado com cartão vermelho e o jogo reiniciado com tiro livre indireto, a ser cobrado no local onde ocorreu a infração, salvo se cometida dentro da sua área penal, quando a bola será colocada no ponto mais próximo sobre a linha da área penal.

5- A troca de posição entre o goleiro e os demais jogadores participantes da partida poderá ser feita a qualquer momento do jogo (COM A BOLA FORA DE JOGO).



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário